terça-feira, 26 de agosto de 2014

Curso de Educação Patrimonial para o Grupo Sociedade


O Ponto de Cultura Velame Vivo em Seabra, vem realizando, desde o dia 15/08/2014, aulas de Educação Patrimonial para o Grupo Sociedade, último previsto pelo projeto cujo objetivo é "conhecer para preservar a Chapada Diamantina". Seguindo o cronograma, os alunos tiveram aulas teóricas com apostila específica, vídeos, fotos, acerca dos patrimônios naturais como rios, cachoeiras, fauna e flora exóticas e as cavernas com seus magníficos espeleotemas, ou seja, formações nas rochas feitas pela ação do tempo sob a influência das águas e dos ventos, além de outros fatores, e também do patrimônio cultural, isto é, aquele feito pelo homem, que são os casarios, estrada real, além dos sítios arqueológicos, que são abrigos com pinturas rupestres deixadas pelos primeiros moradores, os homens das cavernas.


 
Neste último sábado (23/08), o grupo fez sua primeira viagem de campo e lá assistiu a uma aula de arqueologia com o arqueólogo do projeto Alvandyr Bezerra. Foram visitados, o complexo Lapa Doce (gruta com 850 metros de comprimento) e Lapa do Sol (abrigo com pinturas rupestres) no município de Iraquara-Ba. É neste momento, que os alunos experimentam o que viram nas aulas teóricas, tornando o aprendizado bem mais significativo.

Pressupõe-se que a Educação Patrimonial seja fundamental no processo educativo e de preservação. A partir do aprendizado e do conhecimento, valorizamos o mundo em nossa volta.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário